segunda-feira, 20 de abril de 2009

Primeiro: a morte.


No último sábado, dia 18 de Abril, uma senhora de mais ou menos 93 anos - da minha familia, mas nao quero revelar o grau de parentesco por que isso nao é importante para o que direi - faleceu.
Já era esperado, por que além de ter problemas de circulação, passou 15 dias na UTI.
Eu sabia que quando chegasse ao velório sentiria um clima pesado. O local era agradável, um lugar bonito, mas querendo ou não, alguma coisa pesa. No momento que vi o corpo lá, no caixão, me deu um aperto no coração. É estranho perceber que o ser humano nao é NADA.
Um comentário da filha da falecida invadiu a minha mente de uma forma que me fez refletir sobre as coisas. Ela disse mais ou menos assim: "Nossa.... é estranho né... como de um dia pro outro nao se mexe mais... ", ao mesmo tempo que tocava nas mãos e na testa do corpo da mãe.
Logo depois, quase que instantaneamente, veio a minha mente: Na verdade o nos move, nao são os músculos; o que nos move não é apenas um reflexo do cérebro para os músculos e muito menos o bombeamento do sangue pelo coração. O que nos move é o espírito... é a alma [uns dizem que alma e espirito sao coisa diferentes, mas eu particularmente nao sei qual é a difereça - ainda.]
Antes de tudo se transformar no útero de nossas mães, elas já sentem que ali ja há vida. E acredito que seja por que, antes do carnal, vem o espiritual. É apartir disso que todas as outras coisas se transformam, que dispertam todos os nossos sentidos.
É realmente estranho ver alguém nao se mover mais e nao transmitir vida através dos olhos [nao me pergunte por que ou como, mas eu vi os olhos dela sem vida]. O corpo fica somente ali, parado, estático, somente no formato que foi criado mas sem o verdadeiro "motor" que o movimenta.
E como o corpo fica quando nao há mais a alma dentro dele? Quando nao há mais oxigênio, quando nao há mais todos os sistemas do organismo em funcionamento..... ele incha e quando você vê isso e percebe de verdade o que é isso é surpreendente. Não pro lado bom, claro. Por que é assustador saber, ter o conhecimento, que o ser humano é igual a NADA. Todas as coisas materiais nao têm o menor valor depois que se parte. Tudo fica, até mesmo o seu corpo. Assim percebo que estamos aqui realmente de passagem. Que eu nao consigo nao acreditar em Deus por que existem coisas que são inexplicáveis, que nem mesmo a sábia ciência explica de uma maneira satisfatória. Existe alguma coisa - literalmente - do além...

E daqui eu parto para o próximo assunto....

Nenhum comentário:

Postar um comentário