quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

05/02/2009 - A rush of thoughts


Eu tinha outra coisa pra escrever hoje. Mas aí, qndo entrei mais cedo no orkut para ler meu scraps, uma amiga me escreveu uma frase que substituiu meus pensamentos do dia: " Você nao tem ossos de vidro. Portanto pode aguentar os baques da vida..."

E é verdade.

Quando a gente leva um "baque", acha que nao vai aguentar. Que acabou. Que alguma coisa perdeu a graça. Mas não... eu sei - e como sei! - que é difícil enxergar, assumir ... mas "o que não mata, fortalece" e se os ossos aguentam tantas "porradas" ou "topadas" que a gnt leva, então nós mesmos, interiormente, sentimentalmente e/ou psicologicamente, também podemos suportar as "porradas" da vida.
Seja lá qual for o motivo ou a intensidade. Pra gente, pra cada um de nós, a porrada sempre é forte. E se "Deus nos dá o frio conforme o cobertor", entao daremos a volta por cima. Em quanto tempo? Não sei. Depende. Depende de quanto tempo vc demora para "acordar" do baque ou quanto tempo vc leva pra entender os sinais ou enxergar que aquilo, de alguma forma, foi o melhor. Por mais que doa.

"Há males q vêm para o bem".

Às vezes eu odeio ouvir/ler isso. É dificil acreditar, mas eu já vi que é real. Quando a gente tá numa boa, feliz da vida, os provérbios e frases feitas - aquelas de auto-ajuda - parecem idiotas e desnecessários. Que nao precisamos deles. Aí, quando a gente tá na merda, escrevemos, falamos, lemos essas mesmas frases, porque então fazem todo o sentido.

"Nada é pra sempre".

Putz, eu quero morrer quando me dizem ou leio isso. Porquê? Por quê NADA é pra sempre? Acho isso uma coisa muito radical de se dizer (e olha que muitas vezes eu mesma sou radical). Como assim NADA? E as amizades? Amores fraternos? Boas lembranças ? Elas nao podem ser pra sempre? Entao nao é "nada"... a frase certa seria: "Nem tudo é pra sempre". Aí sim.
Eu entro pânico quando ouço isso. Por que eu gostaria que o amor conjugal também fosse pra sempre. Tem gente que tem sorte, encontra o "tal" amor e fica pro resto da vida com ele. E assim é pra sempre.
Não sei se é burrice minha pensar assim, por que nem mesmo a VIDA dura pra sempre. Mas bem.... enquanto vivemos, achamos que duraremos pra sempre... Sabe, a gente nao pensa e/ou nao lembra que a qualquer momento podemos nao estar mais aqui. Entao eu acredito que nao tem problema pensar q as coisas podem SIM durar pra sempre.. no "nosso" sempre. É: "que seja eterno equanto dure".

Penso que os baques da vida sirvam para isso: para refletirmos sobre as coisas, sobre suas causas. A cada "baque" refletiremos sobre coisas diferentes. Aprenderemos e talvez, erraremos de novo.
Quando queremos que alguma coisa muito importante para nós dê muito certo e nao dá, nos frustramos. Por que raios nao pode dar certo? E é TÃO difícil entender que talvez aquilo nao seja o certo pra gente. É difícil aceitar e se conformar com muitas coisas. E só o tempo vai resolver tudo.
Ele me irrita... esse tempo. Ainda carrego um pouco daquela ansiedade e impaciência da adolescência e quero que tudo se resolva logo. Que a dor passe logo. Quero saber logo se o que eu tanto almejava que desse certo poderá verdadeiramente dar certo futuramente ou não. E o tempo nesse aspecto é meu grande inimigo.
Nessa transformação que estou sofrendo para me tornar adulta, estou aprendendo a ser paciente. No fim, tudo se resolve. Triste se nao se resolver da minha maneira. Porém ótimo se apesar disso, vierem coisas boas para minha vida.
Eu nao sabia que era tão difícil ser adulta. Ainda nao me sinto adulta, porque ainda me sinto fraca ou infantil em alguns aspectos. Por que ainda nao compreendo muitas coisas e, na minha visão "infantil" (no sentido de criança mesmo) o adulto é um "ser" experiente, maduro, forte e que sabe resolver os problemas com maiores facilidades. E ainda sou desprovida dessas habilidades.
Eu era criança e queria crescer logo. Ser adulta logo. Agora eu quero voltar a ser criança. Voltar à inocência, à despreocupação, à felicidade constante.
Uma hora a gente descobre que o sofrimento TEM que fazer parte da vida. Se ele nao existisse, a vida seria sem graça. Mais uma coisa difícilima de se admitir. Se o homem já é insaciável passando por "baques", imagine se fôssemos constantemente felizes, se nao sofrêssemos. Nada nos surpreenderia. E o que é a vida sem surpresas? Perderia a graça. Seria um verdadeiro tédio.

Me extendi um pouco. Mas é o que tenho feito ultimamente: extendido meus pensamentos. Incrivelmente, uma coisa vai puxando a outra e posso até sentir os movimentos desses pensamentos na minha mente.
Já me disseram que penso demais.
Acho que é verdade. Tenho levado a vida muito a sério e isso nao pode mais acontecer. Eu tenho que aprender a "viver um dia de cada vez" como me disse uma vez uma pessoa muito importante pra mim dos últimos 5 meses e uma semana, mais ou menos.... uhehueuhe

Enfim. É isso aí. Talvez um dia alguém leia isso. E se lerem.. UAU! Obrigada pela atenção.

Que Deus nos abençoe... por que.. só Ele, viu.... Só Ele.... rs

2 comentários:

  1. ane....nem fala.....
    essas frases q a gente le.....soh fazem sentido quando estamos passando por um momento dificil.....e com esses momentos amadurecemos e tentamos nos preparar para outros q virão...infelizmente eh assim q a vida funciona....nem tudo são flores, e algumas coisas passam, mas nao podemos esquecer das coisas boas q vivemos. bjos e sempre estarei aqui viu......pra t ajudar e dar risadas.....

    ResponderExcluir
  2. É muié, mas tudo na vida se supera. Não que eu seja um exemplo mas toma a minha história como exemplo e hoje dou risada de tudo que aconteceu, importante pra eu crescer? Fundamental. Mas agora bola pra frente que a página do livro virou :)

    ResponderExcluir